3 de dez. de 2014

K Series Brasil - Etapa Serra do Japi

Fala galeeera!!!

No último Sábado (22/11) foi realizado na Serra do Japi, Cabreúva-SP, o encerramento do "Circuito Internacional K21 Series Brasil”, prova que teve recorde de inscrições (600 atletas), sendo disputada em 3 categorias: a tradicional Meia Maratona (Half Maraton) 21 km para os mais experientes e também nas distâncias de 5 km e 10 km.

Considerada pela grande maioria a prova mais dura e difícil na modalidade, chegando a 1.221 metros de altitude no pico mais alto (aproximadamente no km 10), sem falar das cachoeiras e descidas insanas pelo percurso.

A estrutura da organização foi montada dentro da "Fazenda Guaxinduva", e o ponto negativo foi a fila de espera antes de entrar na Fazenda; a entrada era gratuita para os atletas inscritos, e foi cobrada uma taxa de R$ 25,00 por cada acompanhante. A retirada do kit foi rápida e tranquila.

Faltando apenas duas semanas para o término da faculdade, eu estava focado nos estudos e minha preparação para a competição ficou em segundo plano; com poucos treinos durante a semana e o corpo cansado pelo desgaste da temporada, assim fui para mais uma competição...

Grandes nomes do "Trail Run" reunidos na prova: Virgínio, Ivan Pires, Edicarlos, Jackson e Cia... Até brinquei com o amigo Jackson, ainda bem que ganhei vários troféus durante o ano... A competição contou com alto nível de competidores e apesar das adversidades, minha vontade de vencer era grande, afinal estou sempre buscando um lugarzinho no pódio (sendo no geral ou na categoria).

E la estava eu, posicionado a frente junto com os atletas de ponta, que teve sua largada às 9:15 da manhã. O pessoal dos 10 km saiu forte, e como fiz os 21 km saí mais devagar, passando o primeiro km no pace de 4’10 (por acaso meu melhor pace na prova)... daí pra frente foram só pirambeiras, subidas íngremes e descidas insanas, eu já não sabia o que era pior.

Buscando sempre trotar nas subidas e não deixar cair o ritmo, nas descidas compensar o tempo perdido. Perto do 4º km antecipei uma possível câimbra e tomei duas cápsulas de sal, assim continuei nas trilhas e estradas de terra; o posto de hidratação mais próximo foi no 8º km, ali tomei um carboidrato em gel (que veio no kit) pois pra mim seria a parte mais crítica da prova, subiríamos uma montanha com 1.221 metros de altitude, tanto que não teve como correr... andei muitooooo, meu pace chegou a 14’min. o km, as pernas estavam gritando por socorro, foi literalmente "punk". Eu havia estudado a altimetria da prova, e do 12º km até a chegada aparentava ser mais light... “Triste ilusão”, as dificuldades e variações de terreno dificultaram ainda mais a prova, o segundo posto de hidratação demorou a chegar, apenas no 14º km, onde ingeri mais duas cápsulas de sal que me ajudaram e muito contra as câimbras... Segui firme na briga pelas posições. Próximo ao 18º km havia outro posto de hidratação com Isotônico (que poderia ter vindo antes), e logo adiante veio uma decida daquelas... Caí umas três vezes, em algumas partes precisava segurar em cordas e perdi até a firmeza nas pernas (saí preto dali..rs), poucos metros a frente fui surpreendido com uma bela cachoeira, tendo que subir rio acima... Pedras e muita água deram um toque especial, cheguei até mesmo a mergulhar num trecho, foi maravilhoso presenciar aquele visual incrível. Subindo a trilha da cachoeira retornei à estrada de terra, e restando apenas 1 km para o final, avistei um atleta que aparentava ter minha idade, pensei "não vou deixar escapar esse pódio no final", fui pra cima terminando a prova num ritmo alucinante, passei por ele, que nem tentou acompanhar... Cruzei a linha de chegada com 2h37minutos, e foi meu maior tempo nessa distância devido às dificuldades do percurso.

Após uma ducha, encontrei com a Gaby (namorada) e os amigos (Marlene, Maria, Jackson, Tauana e Luiz), nós ficamos jogando conversa fora até a divulgação do resultado... Graças a Deus mais um pódio na Categoria (Vice-Campeão) e 17º na Colocação Geral.

#obrigadoGALERA



Nenhum comentário:

Postar um comentário