8 de dez. de 2014

Copa Paulista de Corridas de Montanha - São Bento do Sapucaí

No último sábado de novembro (29/11), aconteceu em São Bento do Sapucaí o encerramento da "Copa Paulista de Corridas de Montanha", disputada em duas modalidades: percurso longo, e curto; já para os amigos #ultra loucos, a novidade foi o "Endurance" que contava com 50 km de belíssimas montanhas.

São Bento do Sapucaí é uma cidade localizada no interior de São Paulo, e fica há poucos quilômetros do Sul de Minas. Acolhedora pelos moradores, ela abriga paisagens maravilhosas, e a natureza se tornou o grande diferencial que abrilhantou o evento...

Competição no sábado a tarde, tempo hábil para me recuperar de uma “ressaca daquelas”, pois na quinta-feira teve um bota fora na faculdade (em comemoração ao último dia de aula) e 4 anos se passaram... mas isso é assunto para um próximo post' rs.

Nessa grande aventura tive a companhia da Gaby (namorada), saímos de Praia Grande (Litoral de SP) por volta das 10h, a viagem foi bem tranquila, a estrada foi como uma "mãe" e em pouco menos de 3 horas já estávamos la. Logo no centro de São Bento do Sapucaí encontrei meu grande amigo “Nelson Kondo” que nos convidou para almoçar, o restaurante com fogão a lenha e muitas #gordices "meu Deusssss"... Respirei fundo e comi coisas leves, como saladas, arroz #meio triste mas eu sabia que correr com a barriga cheia não era viável.

No caminho para o local do evento, encontro o Ale e os amigos da Equipe Xrunner, eles já estavam com meu kit em mãos (uma tarefa a menos), assim segui para o local da largada no Bairro do Quilombo.

Expectativas e apreensão... muitos atletas fazendo cálculos visando os resultados do pódio no Ranking geral e categorias. Satisfeito com a temporada 2014 (estava em 9º do Ranking Geral e líder da Categoria), minha preocupação era apenas em manter a liderança na categoria.

Me posicionei para a largada ao lado de grandes feras do “trail run” curto e longo; às 16:00 horas o locutor abria caminho para os desafiantes subirem uma das montanhas mais altas da região... isso mesmo galera, quase 5 km de subidas insanas “sem refresco”. Consegui trotar até o 3,5km, onde percebi que apenas eu estava correndo, algo estranho?! Com as pernas cansadas resolvi andar também e me ferrei “literalmente” ... meu ritmo caiu muito em relação aos demais e fui ultrapassado por diversos atletas, mas ainda bem que foi por apenas 1,4 km. Depois veio um single track muito showww, e o ritmo voltando ao normal no pace de 4’02, do 6º km em diante só ladeira abaixooooo, no melhor estilo “taca-lhe pau” ...rs. A cada km o ritmo foi aumentando chegando a paces de 3’20. Assim, no 9º e 10º km consegui ultrapassar muitos atletas; já próximo da cidade, os moradores incentivando bastante aqueles que chegavam. Continuei num ritmo alucinante, cruzando a linha de chegada na 13ª Colocação do Geral e Vice Campeão na Categoria (terminei 10 minutos a frente do 2º Colocado no Ranking).

Pódio garantido na Etapa e a confirmação do título de Campeão do Ranking 2014. Eu e a Gaby passamos na casa do amigo Ditinho para tomarmos banho e seguirmos para o Restaurante, local da premiação do Ranking, para um delicioso jantar de massas, muitas #gordices... Agora liberado (perdi a conta de quantos pedaços de lasanha peguei..rs’ bolonhesa, brócolis, 4 queijos)... Nosso amigo “Lourival Ruas” nos presenteou com uma garrafa de vinho (veio uma taça enorme, ainda aprendo essas coisas chiques Kkkk). Confraternização entre os amigos e montanheiros, e como diria o Locutor maquininha: “festaaaa lindaaaa, festa maravilhosaaaaa”.

Estava tudo muito bom, tudo muito perfeito, mas a Gaby tinha competição no dia seguinte (Campeonato Santista) e desta forma tínhamos duas opções: dormir no Ditinho e seguir viagem às 3:00 horas da madrugada, ou ir direto do restaurante para São Paulo, parar num hotel e acordar às 6:00 horas; o que pesou na decisão foi que o amigo Naldo de Lira (Campeão Geral do Curto) precisava de carona para retornar à São Paulo, pois a esposa tinha um concurso no dia seguinte, por que não ajudar um amigo?! Pegamos o carro por volta das 23 horas, e programei o GPS para seguirmos viagem, o ponteiro acima da reserva (parada obrigatória no próximo posto), estradas escuras e o GPS mandou seguir em frente, um pouco diferente do caminho de ida mas confiei. Quase 50km e nenhuma cidade próxima, nesse momento o ponteiro entra na reserva e minha única preocupação era não ficar parado no meio da estrada... Uma placa indicava “Gonçalves/MG” 13km a frente... MINAS GERAIS, como assim??!!! meu Deussssss... estávamos perdidos de madrugada e quase sem combustível. Chegando a Gonçalves, entro na Cidade e me deparo com 2 postos fechados, perguntamos a um rapaz: “Onde encontramos um posto aberto?” Ele disse: “O mais próximo está a mais de 80km, ou vocês esperam abrir às 6:00 horas. E agora, quem poderia nos salvar? (que falta fez o Chapolin Colorado rsrs’). Dormir no carro não seria uma boa ideia, e pelas contas teríamos gasolina no máximo para retornar a São Bento, pois la teríamos onde dormir “Santo Ditinho”.

Retornamos, mas a apreensão era bem grande, orei muito “Senhor nos abençoe” e sem forçar mantive a média de 80km/h pra economizar combustível, 60km depois “graças a Deus” chegamos a São Bento do Sapucaí, mas cadê o posto aberto?! Uns disseram haver um tal de Barracão a uns 15 minutos dali, que desespero, mas seguimos em frente e depois de 5 minutos encontramos um único posto aberto, inclusive o pessoal já estava fechando as bombas, mas que alívio “Completa, por favor” ... rsrs.

Tirando a parte que rodamos quase 150km a mais, e estávamos no mesmo lugar, reprogramei o GPS e dessa vez foi tudo certo. Com atraso chegamos a São Paulo por volta das 2:30 da madrugada, e Naldo sugeriu: “é tarde para vocês procurarem um hotel, fiquem em casa.” Sem muitas opções nós aceitamos; malas na sala, e nosso amigo chamou o cunhado para pegar o colchão, adivinhem... Cadê o cunhado?! Falei: “Naldo, a gente fica no sofá mesmo”. Kkkkkk ele ficou super chateado, mas naquela situação não tinha muito que exigir. Eu e Gaby juntamos dois sofás de 2 lugares (ela pequena coube), eu fiquei com as pernas literalmente pra fora kkkkkk... fechei os olhos e logo tocou o despertador às 5:45hs ‘puts, bora levantar e seguir viagem.

Ainda paramos no “Frango Assado” para tomar café, o que nos atrasou mais um pouco, e assim chegamos no local da prova faltando apenas 15 minutos para a Largada da Gaby. Falei para ela pegar o chip que eu iria procurar lugar para estacionar. Ainda deu tempo e peguei a largada em ponto às 8:00, e como estava com roupa de corrida decidi puxar a gaby e fazer um treino ao mesmo tempo. O resultado disso foi: “Gaby quebrando seu recorde nos 10km” fechando para 56’18” ... e olha que no finalzinho foi ela quem puxou o ritmo... Parabénsssss pra ela, afinal vice campeã na categoria uhuuuuuul.

Pra finalizar com chave de ouro, paramos na feira #gordices “nada como o bom e velho pastel de feira”. Chegando em casa fui descansar #sóquenão, pois tinha que estudar para a semana de provas na faculdade.

Final de semana agitado #obrigado galera pelas visitas ao blog. Recebo muitas mensagens e apoio e carinho... é o que me motiva para escrever ainda mais e poder compartilhar um pouquinho dessas aventuras de um corredor apaixonado pelas montanhas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário