14 de abr. de 2014

"Síndrome de Corredor"

escrito por Bianca Naponiello.

Se posso dizer que sofro, sofro da "Síndrome de Corredor".

Eu tenho uma tese! (tese essa que deve já ser batida, remoída e triturada, rs).

Nós, corredores, sofremos com o mal da incompreensão.

Sério, somos incompreendidos! Não é todo mundo que tem a habilidade de entender porque gostamos de percorrer milhares e milhares de km, em baixo de sol, de chuva, de madrugada, nas tardes abafadas, nas breves brechas dos tempos.

Não são todos que entendem porque preferirmos deixar de sair em algumas noites, recusar convites para bares e/ou baladas falando que amanhã é dia de treino, daquele longão gostoso... inclusive, para muitos deles isso é uma desculpa das mais estranhas. Eles não entendem!

Quase ninguém compreende que mesmo tendo acordado a semana inteira cedo, ao chegar do final de semana despertamos ainda mais cedo 'só para correr?', como eles diriam.

Que em dias frios trocamos a coberta por um tênis de corrida e nos dias quentes trocamos aquela caipirinha por litros de suor. Aliás, que graça tem ficar transbordando de suor e em algumas vezes, no dia seguinte de brinde ganhar alguns desconfortos no corpo? É, eles não entendem.

Outra que sempre escuto é, quando você não está muito afim de fazer tal coisa, mas se te convidam para correr embarca na hora, ou se o plano é levantar bem cedo para correr e depois cancelar alguns compromissos pela simples vontade de curtir aquele pós-treino, aquele bem estar que fica depois de toda aquela endorfina liberada ouvir: 'é, mas para correr tem disposição, né?' ou 'fica ai correndo e depois fica cansado e não quer fazer nada..', mas não eles sabem que não é cansaço, pelo contrário, é a vontade de desfrutar tranquilamente aquela sensação que fica após uma corrida.

É, meus queridos... somos incompreendidos pela maior parcela da população, mas eu não os culpo, pois muitos deles não tiveram a oportunidade de sentir 'tudo isso' (e quando eu digo 'tudo isso', sei que você, corredor, vai me entender perfeitamente e eu nem preciso acrescentar mais nada).

Alguns dizem que muitos corredores são solitários, mas é porque muitos dos que não são não sentiram a energia da amizade trocada nos encontros dos treinos e ou provas e mesmo e tão porque não conseguem acompanhar o nosso ritmo. É bem certo que alguns se afastam, dizem que só falamos sobre corrida/correr, mas quanto à eles que só falam de coisas banais ou futebol e ou das peripécias aprontadas no final de semana tudo bem? Mal eles sabem que também achamos tudo isso um saco, mas felizmente a corrida nos ensina a paciência, rs.

Eles não entendem que não trocamos uma noite bem dormida e uma boa alimentação por qualquer noite até altas acordado em lugares lotados, mas vazios.

Não entendem que as panturrilhas que doem, as pernas que se cansam, as bolhas que se formam, os joelhos que se estressam, a lombar que dá as caras, as canelites, as tendinites, as fascites, as cãibras são as formas mais puras e intensas de sentir o amor e não chegam aos pés do prazer, do bem estar, da saúde, da sensação de vida e liberdade que correr nos proporciona.

Sim, corredores, somos incompreendidos pelo simples fatos de nossa paixão ser ESPECIAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário