10 de mar. de 2014

Circuito 10km do Guarujá

Fala galera!!!

Olha o troféu que ganhei e depois de alguns segundos não ganhei?!?!?!



A frase acima é uma critica a organização do evento.

No dia 9 de Março, participei de uma prova no Guarujá e passei por uma situação nada agradável, algo que tem ocorrido com certa frequência em diversas provas de pedestrianismo, já presenciei esse fato com outros atletas e organizações, mais desta vez senti na pele a frustração.

Vou explicar o porque da minha frustração. Ao efetuar uma inscrição em corridas é pago um valor x (o que não é barato) e cada organização tem o seu próprio regulamento, nesta prova que participei um dos itens do regulamento seria a premiação com troféus aos 5 primeiros colocados do geral e os 5 primeiros colocados de cada categoria faixa etária.

Cada corrida dura em média 02 horas, somente quando o último atleta cruza a linha de chegada, que são liberados os resultados, as relações são impressas e afixadas num mural para a conferência de todos.

Neste momento estava no meio da galera e visualizei meu nome e colocação:

Rafael Marrone Fonseca - 5º Lugar na categoria 25 a 29 anos.

Resultados impressos, o locutor começa a premiação, que em algumas ocasiões demoram quase 2 horas após o termino da corrida, neste momento já havia compartilhado a notícia com a namorada e alguns amigos presentes no evento.

Minha categoria é sempre uma das últimas a serem premiadas, por questões de idade, ordem decrescente, o sol estava escaldante e você ali ansioso esperando mais um troféu, finalmente chega sua vez, o locutor anuncia Rafael Marrone Fonseca na 5ª Colocação, 4º Colocado fulano, e assim até os primeiros, Mariane com a máquina fotográfica pronta para registrar cada momento, eis que surge um atleta, dizendo: Está errado eu sou o primeiro nessa categoria, a organização começa a olhar os papéis, ninguém entende o que aconteceu, mandam os atletas devolverem os troféus para fazer a correção, depois de alguns minutos foi constatado que ele estava em outra categoria 18 a 24 anos.

Ai eu me pergunto? Será que ao fazer a inscrição o próprio atleta não sabe sua data de nascimento? Muitos fazem inscrições por Equipe e ninguém pede uma cópia do RG para conferência? Pois se for dessa forma, também vou começar a me inscrever em outras categorias. Na entrega dos kits, é feita uma nova conferência e a organização pede o RG, mesmo assim ninguém identifica o problema? Após sair o resultado será que o atleta não verificou o erro e informou a organização? de quem é o erro?

É muito complicado, eu poderia ter ido embora 2 horas mais cedo, perder ou ganhar faz parte, mais a organização dar esperança a um atleta que muitas vezes leva seus familiares para prestigiar, deixam compartilhar a notícia e depois que sobe no pódio, devolve o troféu! A foi um erro, erro de quem?

Sou atleta amador, mais quero ser respeitado com profissionalismo, dou um duro danado nos treinos, muitas vezes debaixo de sol e chuva, tenho que abdicar de muitas coisas para melhorar meu rendimento. E passar por esse tipo de situação!

Espero que a crítica, sirva de aprendizado a organização.

Seria muito mais ético se o locutor anunciasse bem antes de começar a premiação, atleta de numero tal, favor comparecer na tenda da organização, explicar que houve um equivoco, pelo menos não fazer esperar por horas debaixo do sol, pra dizer na frente de todos que foi um erro.

Minha reclamação tem como base o regulamento do Circuito que está no site:

A inscrição do atleta no evento é de sua inteira responsabilidade, assim como é seu dever seguir todas as cláusulas desse regulamento:

O atleta que adulterar ou realizar sua inscrição baseada em informações falsas estará sumariamente eliminado de participar do evento, respondendo pelos atos.

No ato da inscrição o atleta receberá um informativo comunicando o dia e local para retirada do seu kit, devendo apresentar: RECIBO DA INSCRIÇÃO + DOCUMENTO DE IDENTIDADE (ou habilitação),devendo no ato da retirada do seu kit, verificar se está devidamente inscrito em sua categoria e no caso de assim não estiver, deverá imediatamente comunicar a organização para que seja efetuada a referida alteração.

4 comentários:

  1. Marrone você está certíssimo, faça valer seus direitos e exija respeito de quem ve apenas cifra$$$ e não atletas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eder, bom dia.
      O fato de ganhar ou perder faz parte de qualquer esporte, minha indignação foi que meu nome apareceu na lista, fizeram eu esperar por horas, mandam subir no pódio e depois tiram o troféu, com que cara olho pros familiares e amigos presentes. Será que ninguém viu que estava errado? Esperar subir no pódio? e a organização por questões de ética deveria fazer uma premiação dupla, ou talvez desclassifica-lo, pois no regulamento diz que tem até o momento da retirada do kit para corrigir os dados. Lamentável.
      Abs
      Rafael Marrone

      Excluir
  2. Oi Rafael, tudo bem? Eu estou fazendo uma matéria sobre a prova e queria saber mais sobre o que você achou da primeira etapa do circuito. Você pode me passar seu email ou telefone? Obrigada!

    Segue meu email: gabriela.ingrid@abril.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, bom dia!

      Meu e-mail para contato:
      rafa_marronesurf@hotmail.com

      Abraços
      Rafael Marrone

      Excluir