10 de ago. de 2012

Corrida das Torres *** 7ª Edição/2012

Fala galeraaaaa!

Confiram minha estréia em provas de Montanha...

No dia (04) de Agosto de 2012, participei da 7ª Edição da "Corrida das Torres", realizada anualmente em Caruara (Município de Santos) localizada no km 233 da Rodovia Rio-Santos.

A prova é organizado pela empresa Th5 Eventos, a qual é disputada apenas na distância de 12 km (alternando trilhas e estradas de terra).

Meus amigos, só posso dizer: "que aventura", devido as minhas limitações e condições físicas; A prova me fez lembrar daquele programa do Clayton Conservani (Planeta Extremo). “Foi muito punk e terminei completamente exausto".

Quando paguei a inscrição, acho que não tinha muita noção do que seria a prova, “trilhas insanas”... Mais uma vez posso afirmar que sou meio louco. Me ferrar sozinho?!? Que nada, convidei o Éder Jannuzzi (Ferra-mãe-Jones) e ele aceitou o desafio (dois loucos nas trilhas).

Na semana antecedente a prova, pesquisei na internet informações sobre a Corrida das Torres, acabei encontrando alguns vídeos no “Youtube” do atleta Carlos Cabral, e o que mais me deixou preocupado foi que em alguns trechos ele mencionou estar correndo a mais de uma hora dentro da mata (o que me alertou para uma boa hidratação), outro detalhe que também me deixou preocupado foi o tempo de chegada do Campeão Geral de 2011 (56 minutos), já fui preparado psicologicamente para terminar com pelo menos 1h30minutos.

Outros relatos alertavam sobre a dificuldade em ultrapassagem dentro da trilha, combinei com o Eder “a seguinte estratégia” vamos sair que nem dois loucos para entrar na trilha numa boa colocação.

Chegamos com antecedência, a largada estava marcada para as 14h00 (Sábado), retiramos o kit de participação, e também aproveitamos para fazer um lanche. O sol estava tão quente, que o lanche (pão com presunto e queijo), havia virado misto-quente, kkkk desta vez a Mari foi fotografar e acompanhar esses dois loucos.

Na hora da largada, seguimos com a estratégia e saímos num ritmo alucinante, o Éder levou tão a sério que estava quase voando, eu também mirei o pelotão da frente e segui na cola dos primeiros colocados, já próximo ao 2º km passamos por baixo de uma ponte na rodovia Rio-Santos e seguimos numa estrada de terra até o 3º km (alternando subidas e decidas), a partir daí adentramos nas trilhas, “Meu que loucuraaaaa”... foram mais ou menos 1,5 km só de subidas insanas, não parava nunca de subir, minhas canelas estavam queimando... No topo da montanha havia uma dessas torres de energia... Acredito que seja por causa disso o nome “Corrida das Torres”, alguns atletas alertaram que iria ver umas 3 dessas no percurso, estava tão esgotado que comecei a ter delírios, vi várias pelo caminho, e quando terminavam as subidas... Começavam as descidas, já não sabia o que era pior “decidas punk”, correndo a mais ou menos uns 30 minutos e a placa ainda sinalizava o 6º km, a vontade de desistir era grande, mais levantei a cabeça e segui em frente, acostumado a correr provas de até 10 km, mais até então nada parecido com aquela situação, no 8º km confesso que estava exausto, saindo da trilha me assustei pois o relógio ainda marcava 56’minutos, e os últimos kms foram em estradas de terra... Cruzei a linha de chegada com o tempo de 1h07minutos.

Pós prova:
Conversei com a Mari e disse a ela que eu nunca mais faria uma prova de Montanha (literalmente odiei)...

Só até os próximos 15 minutos, foi quando a Classificação foi afixada no mural e para a minha surpresa terminei em 22º do Geral e "Campeão" na categoria (25-29 anos). E não é que o pensamento mudou?!?... pensando bem até que gostei da prova rsrs. Olha o que um troféu não faz (kkkkk), espero retornar em 2013, porém vou fazer mais treinos em subidas, para não ter tantas dificuldades.

2 comentários: