12 de ago. de 2015

Maratona das Praias - Bertioga/SP

Fala galeraaaaaa!!!

Com um pouquinho de atraso, mais saiu o post...

“Maratona das praias”

No dia 26 de Julho de 2015 foi realizado em Bertioga mais uma edição da Maratona das Praias, prova com percurso 100% de areia, belas paisagens e um visual incrível.

A largada foi em frente à Imobiliária Lindo Imóveis, patrocinadora do evento, a qual fica apenas 300 metros do Forte São João (monumento histórico da cidade). Em 2013 participei dos 21k e em 2014 fiquei de fora devido ao calendário cheio de provas, porém neste ano tive como meta completar minha 3ª Maratona, sendo a mais desafiadora até hoje devido ao percurso ser inteiramente na areia da praia.

Bertioga fica a apenas 70 km de distância da minha casa (Praia Grande), e desta forma fizemos bate volta, eu e a Gaby (namorada) saímos cedo de casa e paramos na padaria “4 Ases” muito conhecida pelo atletas que fazem prova em Bertioga, de lá seguimos para o local da largada onde encontrei muitos conhecidos. As categorias e os percursos foram bem diversificados, sendo: 5km, 10km, 21km e os insanos 42km.

Minha participação na prova...

Dias de inverno?! Que nada, o dia amanheceu com um belíssimo sol deixando ainda mais desafiador para os guerreiros que se aventuraram nos 42km; a largada foi em conjunto para todas as modalidades, e a cada retorno o pelotão ia sofrendo baixas, após passar pelos 10,5km (retorno da modalidade 21km) poucos seguiram a diante, e a partir daquele momento começava a brincadeira, mais 31km pela frente. Um atleta que não me lembro o nome, se alinhou comigo e mantivemos o mesmo pace até o 23º km; faltou um posto de hidratação na Praia de Riviera, ficamos mais de 5km sem água, por isso na volta lembrei desse detalhe e no 24º km peguei dois copos. A cada hora que o relógio registrava, o cansaço aumentava e o sol castigava ainda mais, me hidratei bem e não deixei a peteca cair, queria terminar abaixo de 3h20’ e fui calculando um ritmo médio. Chegando no 30º km novamente na praia de Bertioga, era possível avistar a largada de longe; outro detalhe importante foram os inúmeros canais de água, os quais no começo eram possíveis pular, mas com o desgaste do final, o jeito foi enfiar o pé na água, o tênis molhado e o peso extra tornaram ainda mais desafiador, pela frente ainda haviam mais 7km e uma vontade absurda de vencer, a vontade de andar também era grande, eu já corria por muitos kms sozinho e em alguns momentos a praia também estava deserta, lembrei do Desafio de Bombinhas e fui forte, chegando já avistei a Gaby e alguns amigos da Raizer, no cronômetro 3h18’ e eu ainda não estava acreditando, apenas levantei as mãos para o céu e agradeci por tudo.

Maratona é uma prova que exige esforço físico e mental, de quebra ainda fui TOP 10 geral e Campeão da categoria (25-29 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário