#INDOMIT Campos do Jordão foi um evento realizado nos dias 19 e 20 de Setembro, e teve sua estrutura completa dentro do Hotel "Surya Pan", essa prova teve 4 modalidades: 5km, 12km, 21km e os temidos 50km.
Gostaria muito de participar dos 50km, mas devido ao calendário cheio de competições e pouco tempo entre uma prova e outra, optei pelos 21km; até mesmo pela rápida recuperação.
Campos do Jordão é um lugar maravilhoso, muitos chamam de "Suíça brasileira" pelas belas paisagens, sem falar que o percurso foi incrível. Tinha tudo para ser uma prova inesquecível #SQN “só que não”, confesso que chorei e fiquei extremamente decepcionado.
Minha largada foi exatamente às 11:00 horas da manhã, o céu estava nublado, a temperatura baixa, e tudo muito perfeito. Saindo de dentro do hotel os primeiros kms foram em estradas de terra, assim fui dosando e pensando na segunda parte da prova (referindo-me aos 10kms finais). Mantive um ritmo muito forte e confortável ao mesmo tempo, ficando apenas atrás de 4 atletas; por volta do 8km entrei numa trilha muito show... insana e muito técnica, fiz uma descida forte tentando me aproximar ainda mais dos primeiros colocados, já saindo dessa trilha peguei 400 metros de asfalto e logo me deparei com outra placa indicando uma nova trilha, uma estreita rua de terra com leve inclinação. Eu estava tão focado nas fitas amarradas nas árvores indicando o percurso, que não percebi uma marca de cal no chão e segui em frente... Não via mais saídas e nem fitas nas árvores e continuei quase 2,2km a frente, então me deparei com uma bifurcação sem marcação alguma, e foi ali que me dei conta: "eu havia errado o caminho", rapidamente voltei os 2,2km e vi muitos atletas; confesso que ali pensei “acabou a prova pra mim”, minha vontade era abandonar tudo e voltar caminhando, aquilo que eu havia construído até ali tinha ido por água abaixo, até perguntei a um atleta em que posição estava e ele me respondeu: “acho que 30 ou 40”. Fiquei arrasado pois a prova estava na minha mão... tudo se encaminhando para um pódio no geral, e simplesmente estava com quase 5km rodados a mais, além de muito atrás de todos. Foi difícil conciliar essa decepção pessoal pois minha desatenção me custou caro, já não havia outra opção senão apenas correr atrás do prejuízo, e daquele momento em diante eu estava numa prova de recuperação, assim fui passando um a um (mas já conformado que estaria fora do pódio geral), e nessa talvez eu nem fosse conquistar na categoria. Quando passei por um staff o perguntei quantos já passaram, ele disse: acho que uns 13 atletas, ou seja, em menos de 7km eu já havia ultrapassado uns 20 atletas pelo menos e de tanto forçar o ritmo, no finalzinho estava começando a sentir câimbras mas concluindo a prova com 27km em 2h13min.
Quando terminei a prova estava tão triste que joguei a medalha fora... Queria logo antecipar minha volta pra casa, pois já me encontrava chateado demais comigo mesmo. Mesmo assim, agradeço aos amigos pelo apoio e carinho.
Após sair a classificação percebi que o esforço não foi em vão, conquistei 14º lugar no geral e terceiro lugar na categoria até 29 anos, isso mais me parecia prêmio de consolação, eu nem comemorei muito mas aprendi uma grande lição: "Nas montanhas não basta ser veloz, como é primordial ter muita atenção com o percurso". E levarei esse aprendizado nas próximas competições, como tornarei também uma lição de vida.
