23 de set. de 2014

Circuito INDOMIT 2014 - Campos do Jordão

INDOMIT 2014

#INDOMIT Campos do Jordão foi um evento realizado nos dias 19 e 20 de Setembro, e teve sua estrutura completa dentro do Hotel "Surya Pan", essa prova teve 4 modalidades: 5km, 12km, 21km e os temidos 50km.

Gostaria muito de participar dos 50km, mas devido ao calendário cheio de competições e pouco tempo entre uma prova e outra, optei pelos 21km; até mesmo pela rápida recuperação.

Campos do Jordão é um lugar maravilhoso, muitos chamam de "Suíça brasileira" pelas belas paisagens, sem falar que o percurso foi incrível. Tinha tudo para ser uma prova inesquecível #SQN “só que não”, confesso que chorei e fiquei extremamente decepcionado.

Minha largada foi exatamente às 11:00 horas da manhã, o céu estava nublado, a temperatura baixa, e tudo muito perfeito. Saindo de dentro do hotel os primeiros kms foram em estradas de terra, assim fui dosando e pensando na segunda parte da prova (referindo-me aos 10kms finais). Mantive um ritmo muito forte e confortável ao mesmo tempo, ficando apenas atrás de 4 atletas; por volta do 8km entrei numa trilha muito show... insana e muito técnica, fiz uma descida forte tentando me aproximar ainda mais dos primeiros colocados, já saindo dessa trilha peguei 400 metros de asfalto e logo me deparei com outra placa indicando uma nova trilha, uma estreita rua de terra com leve inclinação. Eu estava tão focado nas fitas amarradas nas árvores indicando o percurso, que não percebi uma marca de cal no chão e segui em frente... Não via mais saídas e nem fitas nas árvores e continuei quase 2,2km a frente, então me deparei com uma bifurcação sem marcação alguma, e foi ali que me dei conta: "eu havia errado o caminho", rapidamente voltei os 2,2km e vi muitos atletas; confesso que ali pensei “acabou a prova pra mim”, minha vontade era abandonar tudo e voltar caminhando, aquilo que eu havia construído até ali tinha ido por água abaixo, até perguntei a um atleta em que posição estava e ele me respondeu: “acho que 30 ou 40”. Fiquei arrasado pois a prova estava na minha mão... tudo se encaminhando para um pódio no geral, e simplesmente estava com quase 5km rodados a mais, além de muito atrás de todos. Foi difícil conciliar essa decepção pessoal pois minha desatenção me custou caro, já não havia outra opção senão apenas correr atrás do prejuízo, e daquele momento em diante eu estava numa prova de recuperação, assim fui passando um a um (mas já conformado que estaria fora do pódio geral), e nessa talvez eu nem fosse conquistar na categoria. Quando passei por um staff o perguntei quantos já passaram, ele disse: acho que uns 13 atletas, ou seja, em menos de 7km eu já havia ultrapassado uns 20 atletas pelo menos e de tanto forçar o ritmo, no finalzinho estava começando a sentir câimbras mas concluindo a prova com 27km em 2h13min.

Quando terminei a prova estava tão triste que joguei a medalha fora... Queria logo antecipar minha volta pra casa, pois já me encontrava chateado demais comigo mesmo. Mesmo assim, agradeço aos amigos pelo apoio e carinho.

Após sair a classificação percebi que o esforço não foi em vão, conquistei 14º lugar no geral e terceiro lugar na categoria até 29 anos, isso mais me parecia prêmio de consolação, eu nem comemorei muito mas aprendi uma grande lição: "Nas montanhas não basta ser veloz, como é primordial ter muita atenção com o percurso". E levarei esse aprendizado nas próximas competições, como tornarei também uma lição de vida.

4 comentários:

  1. Caraca meu brother, foi por pouco, não creio, dessa vez tava indo tudo certo pelo jeito, muito dificil essas provas de montanha, pq alem do percurso em sim ainda tem essa situação de errar o caminho, mesmo assim você saiu com duas vitorias dessa prova, uma pela incrivel recuperação e pelo fato de nao ter desistido e outra pelo aprendizado que com certeza vai lhe levar a muitos podios.
    Parabens pela garra..tamu junto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gian, foi por pouco mesmo, estava muito bem e brigando pelo pódio do geral, infelizmente errei o caminho e paguei o preço, mais o que fica é o aprendizado que levarei para as próximas competições. valeu pelas palavras e boa sorte nas 48hs estou na torcida por você. abraços!

      Excluir
  2. Mano meus parabéns pelo blog e pela vida de atleta da qual vc construiu até hoje, foi um erro cometido, mas nada que não venha contribuir para uma melhor performance daqui pra frente, e ainda assim foi uma grande recuperação, se preocupa não o melhor de Deus ainda esta por vir, levanta a cabeça e segue em frente firme e forte, Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alvaro, obrigado pela visita ao blog. Os erros também servem de aprendizado, mais bola pra frente, novos desafios, abraços.

      Excluir