24 de fev. de 2014

Copa Paulista de Corridas de Montanha **Etapa Paraibuna

Fala galera!!!

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Natividade da Serra.

Fonte: http://natividadedaserrasp.com.br/index.php?pg=noticias&id=1181

Novamente, Natividade da Serra é bem representada no atlestimo

“Foi uma corrida totalmente diferente com ‘efeitos especiais”, “corri com emoção o tempo inteiro na montanha debaixo dessa chuva”, “tive de melhorar a estratégia na minha corrida de montanha: a chuva, o tempo fechado e a temperatura mudaram meus planos”, “redobrei os cuidados e a atenção, mas não perdi o visual e a curtição da prova”.

Esses foram alguns dos comentários emocionados dos atletas que estiveram em Paraibuna neste domingo (30), depois de percorrer os trechos da corrida sob chuva, ventos e baixas temperaturas, degustando um chocolate quente da Suisse Chocolat ou repondo os sais com isotônico e a tradicional mesa de frutas na recepção pós-prova.

A chuva logo pela manhã não aparentava cessar, o sol deu um descanso e nuvens cinzentas pairavam nos céus de Paraibuna e região, criando “efeitos especiais” que exigiram dos corredores novas táticas e técnicas de subida e descida em terreno molhado e lamacento e na parte urbana a pista molhada.

Os atletas percorreram a parte urbana inicial comum às categorias curta e longa e também na reta de chegada, traçando rotas diferentes na parte de terra.

Havia muitos trechos de subida forte e constante e, como consequência, as descidas também vieram, características próprias de corrida de montanha com largada e chegada no mesmo ponto, ou como alguns chamam uphill/downhill.

O ponto central da prova foi através do Morro da Antena em que se podia ter uma visão da cidade anfitriã, passando por trechos parecidos com tobogãs, exigindo força e determinação na terra molhada, lama e barro. De tudo um pouco teve: trilha, mata, subida, descida, estrada de terra e trecho urbano, criando molhados desafios novos para todos.

Na reta de chegada, os atletas mais competitivos disputavam posições e muitos fizeram pódio, podendo ser observada a disputa ao longo da avenida de acesso à Praça da Matriz para cruzar a meta, entre sorrisos, choros, aplausos e muita vibração.

As três primeiras colocações no feminino longo foram para, em primeiro a veterana Luzia Aluísio Mesquita, da Equipe KM10 Sports, em segundo Andréia Pires da equipe Suisse Chocolat/JVM TrailRun e, em terceiro Zsuzsanna Zilahi, da equipe Top Team.

No masculino longo, o campeão foi Célio Augusto da Rosa, representando a equipe de São Bento do Sapucaí, seguido por Hamilton Rodolfo Miragaia, também sãobentense, e, em terceiro lugar Paulo Tadeu Moreira da equipe E. A. Natividense.

A prova curta feminina foi vencida por Maria Ieda Beserra Soares da Silva, da equipe EcoGym/Departamento de Turismo de Santo André, em segundo lugar a atleta Elizabete Aparecida Dias do Prado, da equipe de Atletismo de Extrema/MG, seguida por Maria José Araújo, em terceiro, da equipe Vinac.

O masculino curto teve como vencedor o experiente José Naldo de Lira, representando o Supermercado Chibana Ltda., em segundo lugar André Ferreira Vieira, da equipe XRunner e no terceiro posto Rafael Marrone Fonseca, da equipe Ratos Cansados.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Paraibuna, Câmara Municipal de Paraibuna, Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, Suisse Chocolat, Bananinha Paraibuna, Kailash, KM10 Sports Confecções Esportivas, Revista Go Outside, Lojas Mundo Terra, com cobertura de fotográfica da F11 Imagens e Foco Radical.

A Copa Paulista de Corridas de Montanha 2013 segue para a charmosa cidade de Monteiro Lobato no dia 28 de julho, prova simultânea valendo pelos Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha.

E no próximo dia 13 de julho, sábado à noite, acontecerá uma das mais esperadas corridas de montanha do Brasil, a Super Meia Maratona Noturna de Extrema (MG), valendo pelo Campeonato Mineiro, disputada em prova única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário