29 de ago. de 2014

Copa Paulista de Corridas de Montanha **Etapa Boiçucanga

Bom dia galera!

Meu final de semana promete grandes desafios.

Presença confirmada na VIII Etapa da Copa Curtlo de Corridas de Montanha, que será realizada no dia 31 de Agosto de 2.014, na praia de Boiçucanga, Litoral Norte de São Paulo.

O termo "boiçucanga" se origina da língua tupi e significa "esqueleto de cobra grande", através da junção dos termosmboîa ("cobra"), usu ("grande") e kanga ("esqueleto") . Uma outra interpretação do nome diz que, em tupi-guarani, "Boiçucanga" significa "cobra de cabeça grande" e que a praia recebeu este nome pela semelhança da formação montanhosa que fica em seu canto esquerdo.

Em formato de ferradura, está localizada entre as praias de Maresias e Camburi.

Antes da construção da rodovia BR-101, era apenas um pequeno vilarejo de caiçaras de difícil acesso. Transformou-se, depois, em uma das praias de maior infraestrutura de São Sebastião, contando com centro comercial, campings, pousadas, hotéis, restaurantes, supermercado, shopping center, pronto-socorro e cartório

Em seu canto esquerdo, desemboca o Rio Boiçucanga, onde aportam alguns barcos, a maioria de pescadores, que ainda seguem a tradição local. Neste lado, o mar é um pouco mais calmo.

Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar. Isto acontece no canto direito da praia, em um cenário que inclui as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e das Couves.

Dela saem o acesso para a Praia Brava, trilhas pela Mata Atlântica e cachoeiras, como a Ribeirão do Itu. Recentemente, tornou-se um dos locais preferidos do litoral para a prática de voo em parapente.

Fonte: wikipedia.org

Boa final de semana a todos!
Abraços
Rafael Marrone









28 de ago. de 2014

Circuito da Longevidade Bradesco - Etapa São Paulo

Fala galera!!!

Pensa numa Corrida "TOP" com inscrições no valor de R$ 20,00.

Circuito da Longevidade Bradesco - Etapa São Paulo

Circuito da Longevidade Bradesco, será realizado no dia 28 de Setembro de 2014.
Em percurso aferido de 6 km corrida e caminha de 3 km.
Local: Parque da Independência, São Paulo - SP.
A largada da Corrida será às 07h30min e Caminhada às 08h30min.

Período das Inscrições:

De 28/08/2014 até 24/09/2014 ou até esgotarem as vagas.

Site: http://www.corridadalongevidade.com.br

Regulamento AQUI

Fotos: percurso, altimetria e kit.






26 de ago. de 2014

Circuito 10 km do Guarujá - 4ª Etapa

A 4ª Etapa do Circuito de Pedestrianismo do Guarujá foi realizada neste domingo (24), na Praia da Enseada. A largada aconteceu as 8 horas em frente à Praça Horácio Lafer, s/nº. O percurso, foi disputado em duas categorias: 10 km, destinado aos competidores amadores mais experientes e profissionais, e 5 km para caminhantes e iniciantes.

Após uma folga das Montanhas, resolvi correr a prova do Guarujá como treino de luxo, meu objetivo era fazer um ritmado forte, a prova serviu de preparação para os próximos desafios, confesso que nos treinos tenho certa dificuldade de correr 10 km abaixo de 39 minutos e nas provas é diferente tem aquela adrenalina, e sem falar da disputa entre amigos.

Também gosto de correr provas na Baixada Santista, pois tenho o privilégio de rever grandes amigos, e olha que são muitos, entre entrega de kits, alongamentos e trotes, foi um abraço aqui, uma conversa ali e muitas risadas.

Quem também marcou presença no evento, foi o sol, o dia amanheceu muito quente, a largada teve um pequeno atraso de 10 minutos, e por volta das 8h:10 começou a contagem regressiva, de moto o Professor Eduardo Educa foi de batedor puxando o pelotão, a galera saiu num ritmo alucinante, tomei várias cotoveladas, mais não me afobei e mantive o ritmo programado, algo que tenho que ressaltar "vi diversas pessoas com um ritmo muito lento querendo largar na faixa", consciência pessoal, vamos respeitar, não adianta largar forte e quebrar, acredito que seja pior dessa forma, retornando ao relato da prova, após aquele tumulto na largada, procurei os atletas da mesma categoria e tentei ficar por perto diminuindo a distância, a partir do 2º km meu corpo estava bem aquecido, daí pra frente comecei a ditar meu ritmo, esse um pouco mais forte que a parte inicial, mantendo todos os paces abaixo de 3'50, os atletas que participaram da prova de 10 km tinha que fazer 2 voltas de 5 km, e no final de cada volta um trecho de mais ou menos 500 metros de areia fofa, o ritmo deu uma quebrada nesse trecho, mais estou acostumado a correr em terrenos com certa dificuldade, tirei proveito nas duas passagens pela areia, na primeira encostei nos adversários e na segunda, passei um atleta que logo após cruzar a linha de chegada descobri que era da mesma categoria, "foi uma prova dura" mais valeu o esforço, pois saí de lá com mais um troféu na bagagem, fui campeão na categoria de 25 a 29 anos com o tempo de 38min46seg apenas "1 segundo" de diferença para o amigo e atleta Milton Nogueira, esse não era da categoria, mais foi com ele que fui para um sprint de 100 metros, "foi demaissss" disputa acirrada!

A partir desta Segunda-feira (25) retorno aos treinos de morros e em breve novos desafios nas Montanhas.

Agradeço aos amigos pelo apoio e incentivo, foi muito bom rever a galera!

Segue algumas fotos da prova:









19 de ago. de 2014

INDOMIT Bombinhas **Vila do Farol

INDOMIT Bombinhas é uma das mais belas e difíceis maratonas de trilha do país, divididas em 42 km individual, 42 km em equipe e 12 km individual, as provas tiveram largada às 8h00, em frente à Pousada Vila do Farol. O percurso completo passou pela praia de Bombas, onde entrou na cidade, seguiu para a mata fechada e pontuada por subidas e descidas, saiu na praia da Lagoa e passou por mais 10 praias (Cardoso, Zimbros, Morrinhos, Canto Grande, Tainha, Conceição, Mariscal, Atalaia, Quatro Ilhas e Retiro dos Padres) até chegar ao final. Foram lindas praias, areia molhada, mata fechada, subidas íngremes, descidas escorregadias, morros e encostas com vistas deslumbrantes para completar a aventura.

Vice-campeão em 2013 na modalidade 42 km por Equipe (dupla masculina), retornei em 2014 com o objetivo de baixar o tempo em relação ao ano anterior, mais devido a forte chuva na madrugada que antecedeu a prova, o percurso ficou ainda mais difícil, e por se tratar de uma prova longa, usei algumas estratégias, iniciar forte por ser um trecho mais fácil, então mantive meu pace (ritmo) abaixo de 4 minutos nos primeiros 5 km, passando pelas praias de Bombinhas, Bombas e estradas de terra, as dificuldades vieram a partir do 6º km quando subi o "Morro da Antena" com desnível de quase 300 metros, ao final desse trecho as canelas estavam gritando, rsrs, mais segui firme no trote e não andei nos quase 3 km de subidas, já no pico mais alto das Montanhas, adentrei numa trilha fechada, alternando subidas e descidas insanas, por incrível que parece, meu ritmo nas descidas eram piores que na subida, terreno com muitas pedras e barro, as descidas ficaram perigosas, onde tive que redobrar a atenção, e perdi alguns minutos mais saí com total segurança, e apenas dois tombos, daí em diante passei por algumas praias com areia fofa e muito vento contra, consegui desenvolver um ritmo mais forte, do 16 km até o 21 km, onde entreguei o chip ao Jackson, que seguiu firme na recuperação por posições.

Depois de treinos e mais treinos, o corpo já responde mais rapidamente evitando a fadiga e dores musculares, terminei no limite, mais após alguns minutos de hidratação o corpo já estava novo, o ônibus que levaria os atletas até a linha de chegada só sairia com o mínimo de 40 atletas, fui o oitavo no geral, então ia demorar um pouco, encontrei um amigo "Pezinho" e perguntei se topava fazer no trote, lógico que cortando caminho, rsrs, nessa brincadeira foram mais 8 km até a chegada, local onde esperava pela chegada do Jackson, ainda deu tempo de ver o penta campeão Giliard cruzar na primeira colocação do geral (categoria solo) se tornando penta campeão em 6 edições, a cada atleta que passava a apreensão aumenta pela espera do companheiro, não aguentando mais de ansiedade e voltei alguns metros, mais logo avistei o Jackson e juntos cruzamos a linha de chegada na quinta colocação do geral (por Equipes).

Não conseguimos baixar o tempo, mais ficamos satisfeitos com o resultado pelo alto nível da competição.

Resultado 42k por Equipes:

1º Lugar - José Virgínio / Leonardo
2º Lugar - Nelson / Rafael
3º Lugar - André / Felipe
4º Lugar - Leonardo / Thiago
5º Lugar - Jackson Senigalia / Rafael Marrone

Sou grato a ti "Senhor" pela oportunidade de retornar ao Sul para mais uma prova de alto nível.
Também agradeço aos amigos Jackson, Marlene, Maria e Edicarlos pela companhia.

Segue algumas fotos dessa aventura:







































11 de ago. de 2014

Circuito Peruíbe de Pedestrianismo 2014 – 2015

Neste Domingo, (10) de Agosto aconteceu na Cidade de Peruíbe, litoral de São Paulo a primeira Etapa do Circuito de Pedestrianismo 2014 – 2015. Prova que conta com 3 categorias: sendo 3 km destinado as crianças de até 14 anos, 5 km e 10 km para os demais atletas, com largada às 09h00min na Praia do Centro.

Utilizei a prova como treino antes de encarar a sonhada Maratona Trail Run #INDOMITbombinhas, o termo sonhada refere-se a uma prova que me programei desde o começo do ano.

Na viagem até Peruíbe tive a companhia do grande amigo Cabral, como ele reside em Praia Grande, aproveitamos para rachar as despesas e também colocar a conversa em dia.

Chegamos em Peruíbe por volta das 07h40min, cedo pelo horário da largada, retiramos o kit e voltamos ao carro, ponto negativo foi à falta de banheiros (apenas 1) unissex, fila enorme.

Meu objetivo era dobrar a prova, totalizando 20 km, sendo este meu ultimo treino mais forte antes de Bombinhas, me posicionei para a largada e as 09h00min tocou a sirene do carro de policia que foi de batedor dos primeiros colocados, posso dizer que a prova começou num ritmo alucinante, 1º km passando para 3’26, 2º km para 3’37, e depois foi normalizando sendo o pace médio de 3’48, e nesse ritmo percorri até o 5º km, haviam 2 postos de hidratação no 2,5km e 5km, a marcação estava muito diferente do GPS no retorno marcava 5,6 km, onde precisava destacar um tira afixada no numeral e entregar aos fiscais de prova, tive dificuldades e acabei perdendo alguns segundos importantes, tirando o campeão que estava liderando com folga, todos os demais atletas corriam num bloco, alternando as posições, cheguei a ficar em 2º do geral, mas um cara que veio de trás passou e abriu, tomando a segunda colocação, estava controlando bem a respiração, mais meu ritmo em prova caiu para 4’00 por km, e assim fui ultrapassado pelo 3º e em seguida pelo 4º colocado, olhei para trás e não havia mais ninguém, dessa forma administrei o resultado, já não consegui chegar no cara da frente e assim cruzei a linha de chegada na 5ª Colocação do Geral, ao passar pelo Pórtico continuei e fiz outra volta no percurso, dessa vez um pouco mais devagar com pace médio de 4’20 por km.

Treino excelente para Bombinhas!

Galera agora é contagem regressiva
#faltam5dias
#INDOMITbombinhas

Segue algumas fotos da prova...


8 de ago. de 2014

Corrida do Klabin 10k - Inscrições gratuitas!




REGULAMENTO

Corrida do Klabin 10KM

É OBRIGATÓRIO A IMPRESSÃO DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO QUE SERÁ ENVIADA POR E-MAIL

1 - A largada da prova Corrida do Klabin 10KM será dada às 8h00 do dia 31 de Agosto de 2014, com qualquer condição climática, na Av. Pref. Fábio Prado, Klabin - São Paulo - SP.

2 - A Corrida e Caminhada do Klabin será um evento festivo onde todos os participantes receberam medalhas ao completarem a prova.

3 - A prova terá a duração máxima de 90 minutos. O atleta que não estiver dentro do tempo projetado será convidado a se retirar da prova.

4 - Para efeito de premiação, serão destinadas medalhas a todos os atletas inscritos que completarem a prova. Não haverá nenhum outro tipo de premiação.

5 - As inscrições são limitadas a 300 atletas.

As inscrições serão encerradas no dia 28/08/2014 ou antecipadamente se alcançar a quantidade de 300 inscritos.

a) O preenchimento incorreto ou parcial da ficha de inscrição acarretará a invalidação do resultado da prova, portanto preencha a ficha completamente.

b) O número do atleta é pessoal e intransferível. O atleta receberá seu numero de peito no ato da retirada do kit.

6 - A entrega do kit ao atleta será feita no dia 31/08/2014 das 6:00 às 7:40 hrs, não haverá entrega de kit após este horário.

a) O participante que não retirar o seu kit na data e no horário acima estipulado ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.

b) O kit de corrida é composto pelo número de identificação do atleta e Camiseta alusiva ao evento, o tamanho da camiseta será disponível por ordem de retirada, sem garantia de disponibilidade do tamanho para todos os participantes. Para a retirada do kit será necessário apresentação do comprovante de inscrição e documento com foto.

7 - Os atletas deverão estar no local de largada com, pelo menos, meia hora de antecedência, quando serão dadas as instruções finais.

a) Todos os atletas inscritos deverão portar o chip de cronometragem fixado ao cadarço do tênis de corrida (não utilize objetos metálicos para fixar) no pé esquerdo, deixando o pé direito como espaçador para evitar que um chip interfira ou até anule o chip de outro competidor.

8 - O atleta deverá observar o trajeto da prova, e não terá nenhum tipo de auxílio para alcançar vantagem.

9 - Haverá serviço de assistência médica na largada/chegada, para qualquer tipo de emergência envolvendo os inscritos na prova.

a) A segurança será garantida pelos órgãos competentes e haverá fiscais para orientação dos participantes.

10 - Serão colocados à disposição dos participantes sanitários e guarda-volumes apenas na região da largada/chegada da prova.

11 - A idade mínima para o atleta participar da prova na modalidade individual é de 16 anos para corrida de 10km completos até o dia da inscrição.

12 - O participante autoriza, graciosamente, a utilização dos seus dados cadastrais e de sua imagem, pela revista e portal da Chácara Klabin (CHK), em suas ações de marketing e divulgação de outros eventos.

13 - Os patrocinadores, apoiadores, órgãos públicos e a organização da prova não se responsabilizam por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que, porventura, os atletas venham a sofrer durante a participação na Corrida do Klabin.

14 - O participante declara gozar de plena saúde e integridade física e mental para participar da prova, responsabilizando-se por ocasionais danos à sua saúde.

15 - As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana e irrevogável, não cabendo recursos a essas decisões.

6 de ago. de 2014

Circuito Metropolitano - Ranking atualizado!

Ritmo Certo divulga em seu site oficial o Ranking do Circuito Metropolitano

Ranking atualizado após quatro etapas concluídas:

1ª Etapa - Mogi das Cruzes (Pico do Urubu)
2ª Etapa - Guarulhos (Fazenda 4x4 OFF-Road)
3ª Etapa - Campos de Jordão
4ª Etapa - Suzano

Ranking: Percurso Longo / Categoria 16 a 29 anos

1º Rafael Marrone Fonseca 32 pontos
2º Luiz Carlos Torres Junior 19 pontos
3º Sis Soares Ferreira Junior 16 pontos
4º Ronicesse Feliz de Lima 15 pontos
5º Valter Pires de Oliveira Junior 15 pontos
6º Diogo Leonel das Chagas 15 pontos
7º Fernando de Faria Rocha 15 pontos
8º Marcus Vinicius de Carvalho 15 pontos
9º Vinicius Flores de Queiroz 12 pontos
10º Diego Brandão 12 pontos
11º Thiago Augusto Louzas 12 pontos
12º Antonio Carlos Mendes Ferreira 12 pontos
13º Diego Gonçalves 11 pontos
14º Thiago La Blanca Ruiz 9 pontos
15º Kauê Ribeiro Silva 9 pontos
16º Paulo Vitor dos Reis Soares 8 pontos
17º Pedro Solera 8 pontos
18º Adeilson José da Silva 8 pontos
19º Leonardo Alves Masotti 7 pontos
20º Fernando Amistá Soares 7 pontos
21º Thiago Queiroz 5 pontos

4 de ago. de 2014

Prova Rústica dos Morros **13ª Edição

Neste Domingo (4) de Agosto, aconteceu a 13ª edição da Prova Rústica dos Morros em Santos, Cidade do Litoral Paulista.

As Inscrições foram presenciais na sede da Administração Regional dos Morros (Av. Santista nº 740, Morro da Nova Cintra), e no ato da Inscrição a doação de uma lata de leite em pó (400 gr.).

Prova gratuita e premiação em dinheiro? Quase impossível nos dias atuais, mais nessa prova teve tudo isso e muito mais, pelo nome já se tem uma ideia do percurso “Rústica dos Morros” a galera que participou citou inúmeras vezes as subidas insanas durante o trajeto.

Meu numeral foi retirado pelo grande amigo Cabral que foi até em Santos e já fez as inscrições, estava tudo certo para mais um desafio, treinos ok, inclusive no Sábado (3) de Agosto corri 21 km a ritmo 5’30 na companhia do ultra Gian Running, alimentação?!? “mais ou menos, mais ou menos”.

Combinei com o amigo Tatu que íamos juntos pra rachar as despesas de gasolina.

Estava tudo certo, porém quando o despertador tocou as 05:00 horas acordei e percebi que a Mari (namorada) estava febril, já liguei para o Tatu cancelando a ida no evento.

Agora é “foco” no próximo desafio, (16) de Agosto Maratona Trail Run “Bombinhas Indomit”.

Abraços
Rafael Marrone Fonseca